-
Arquitetos: COBE, MVRDV
- Área: 5578 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ossip van Duivenbode, Rasmus Hjortshøj - COAST
-
Fabricantes: In-Sign, WindowMaster
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Festival de Música de Roskilde é um dos mais importantes e tradicionais eventos culturais da Dinamarca. Todos os anos esta pequena cidade nos arredores de Copenhague atrai milhares e milhares de pessoas para se transformar temporariamente na quarta maior cidade do país. A Roskilde Festival Folk High School foi construída no contexto do festival para se tornar um exemplo dentro do sistema púbico de ensino dinamarquês. A escola foi concebida como um centro de “educação não formal para adultos” que defende a “aprendizagem contínua ao longo da vida”. Este é um sistema de ensino baseado nas ideias primeiramente difundidas por N.F.S. Grundtvig, filósofo e educador dinamarquês do século XIX, quem defendia que as escolas deviam educar as pessoas para uma participação efetiva na vida em sociedade. Os cursos ministrados pela Escola Secundária Popular de Roskilde tem duração de 4 a 10 meses, uma experiência imersiva em forma de residência onde alunos e professores compartilham suas experiências e o espaço por um período limitado de tempo. Esta é a primeira escola-residência voltada para a educação não formal a ser construída na Dinamarca ao longo dos últimos cinquenta anos, uma estrutura concebida para promover o Festival de Roskilde e seus cursos de música, mídia, liderança, política, arte, arquitetura e design.
O projeto completo concebido em parceria pelo MVRDV e o COBE, inclui o edifício da escola - implantada dentro de uma antiga fábrica de concreto-, dois novos blocos de moradias para estudantes, um edifício administrativo e uma série de cápsulas flexíveis construídas em contêineres que abrigam pequenos grupos de co-working e promover o desenvolvimento de novas startups e iniciativas ligadas à musica e a cultura jovem. Todos estes edifícios recentemente inaugurados agora fazem parte do complexo do museu “Ragnarock”, o qual foi concluído em 2016, proporcionando um ecossistema perfeito para o desenvolvimento das atividades do Festival de Roskilde.
“Nosso projeto, assim como o conceito da própria escola, foi inspirado pelo espírito do Festival de Roskilde. Tudo gira ao redor da música, da arte e do ativismo - mas acima de tudo, este é um projeto que transpira liberdade”, diz Jacob van Rijs, diretor e co-fundador do MVRDV. “O festival de Roskilde não é apenas um evento de entretenimento, mas uma forma de unir as pessoas e promover o conhecimento através do ensino não formal. Este é o espirito que queríamos capturar em nosso projeto de arquitetura.”
A estrutura da escola foi implantada em uma antiga fábrica de concreto, onde mantivemos apenas a estrutura original, ou seja, seus pilares e lajes mas com uma divisão espacial completamente nova e dinâmica. Nos apropriamos do conceito “box-in-a-box”, criando módulos coloridos que preenchem a estrutura do edifício e abrigam os espaços específicos do programa da escola.
Estas caixas abrigam uma variedade enorme de programas e atividades, incluindo um auditório para 150 pessoas, um estúdio de música, uma oficina e salas de aula para dança, arte e arquitetura. Essas funções foram organizadas em três zonas: o espaço das atividades mentais, incluindo escrita, debate e liderança; a área para atividades corpóreas, focadas em práticas mais físicas, como a dança e música, enquanto a terceira zona hospeda atividades manuais, incluindo as artes visuais, arquitetura e design.
Os dois edifícios de moradia complementam o conjunto da escola, os quais compartilham a mesma linguagem arquitetônica. São estruturas modulares construídas em madeira e revestidas em metal, evocando a aparência dos contêineres que se espalham pelo terreno. Os dois blocos encontram-se conectados por uma série de passarela de aço que funcionam como espaços de encontro e convívio que procuram integrar todos os alunos e professores da escola.
A Escola Secundária Popular de Roskilde é o elemento que completa o masterplan de 11.000 metros quadrados concebido para abrigar o Festival de Roskilde todos os anos.